Jump to a question:
É a prática de dividir um bem (aeronave) em mais de um proprietário.
Através de um contrato firmado onde o cotista se torna sócio detentor de uma fração de uma empresa, cujo o patrimônio é a própria aeronave.
As despesas de uma aeronave são divididas entre fixas e variadas (ou operacionais), uma é relacionada aos custos da aeronave parada dentro do hangar, a outra em relação aos gastos diretos do voo.
Os custos fixos são divididos entre os cotistas mensalmente na proporção de suas cotas, os variáveis após o fechamento do relatório de cada voo.
Ao adquirir uma cota de 10% de uma aeronave o cotista poderá realizar 5 horas de voo em até 3 dias de uso por mês.
Caso o cotista queira realizar mais voos ele ainda poderá faze-los, porém ele terá menos prioridade no agendamento e será cobrado um percentual a mais na hora de voo, relativo a depreciação da aeronave, que será convertido para os cotistas que menos usarem a aeronave no mês.
O agendamento poderá ser feito por telefone ou em um sistema online próprio de agendamento.
Os cotistas são separados em grupos de acordo com o tipo de aeronave que mais se encaixe com suas necessidades.
É possível adquirir mais de uma cota da mesma aeronave, ou ainda de outra aeronave, permitindo maior flexibilidade dos seus voos.
No valor das horas de voo ( custo operacional) está contido reservas para realização das manutenções rotineiras e para as grandes manutenções. Eventualmente caso uma manutenção extrapole o valor reservado esse excedente será dividido entre os cotistas.
Os pilotos serão selecionados pela SimpleJet que estabelecerá criterios para as contratações de acordo com a complexidade de cada aeronave.
Para preservar o patrimônio dos cotistas, não é previsto que o cotista portador de licença de piloto voe a aeronave sem a supervisão de um piloto empregado da Simple Jet.
A simple Jet acompanha os voos em tempo real, registrando os horários de decolagens e estimados de pouso, também ajuda os pilotos a analizarem condições metereologicas e operacionais mantendo os mais elevados níveis de segurança.
Serviços de rampas são aqueles que auxiliam a atividade aérea enquanto no solo, tais como, retirada de aeronave do hangar, abastecimento, serviço de bordo, auxílio no embarque de passageiros, etc.
A limpeza e conservação da aeronave é feita atráves de terceiros parceiros da SimpleJet.
A Simple Jet buscará soluções personalizadas junto clientes para atendê-los da melher forma possível.
Diversos custos compõem o valor de uma hora de voo, entre eles os principais são combustível, reservas de manutenções rotineiras, reservas de grandes manutenções, taxas aeroportuárias, remuneração de pilotos, entre outros.
Podendo também haver custos extras como hotel, alimentação e hangaragem fora da base da aeronave. Todos esses custos são levantados durante o planejamento do voo e apresentado para o cliente.
Tipicamente as aeronaves leves realizam manutenções anuais e a cada 50 horas de voo, entretanto a depender do tipo de motor elas podem ter outros ciclos de manutenção. A Simple Jet realiza a pesquisa orçamentária de peças e provisões necessárias, de serviços de mão de obra e programa as manutenções para garantir o máximo de disponibilidade da aeronave com economia e segurança para seus clientes.
Este é divido por usuário de acordo com o seu uso, dentro do valor da hora de voo. Neste está contido o valor das manutenções periódicas e uma reserva para um fundo destinado para grandes revisões.